Friday, July 11, 2014

O tnel do tempo do Rock n' Roll | Pah! - clicRBS


rocknrollnopah


Eles são heróis, levam multidões aos seus shows, formam opiniões e criam tendências de moda. No próximo domingo, além da final da Copa do Mundo, é celebrado o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em homenagem ao primeiro Live Aid, concerto de rock realizado em 13 de julho de 1985, que arrecadou fundos em benefício dos famintos da Etiópia. Há quem acredite que o dia é o mesmo da formação dos Rolling Stones, em 13 de julho de 1962. Mas essa pode ser apenas mais uma lenda das centenas de milhares que existem neste universo. O Pah! apresenta uma viagem no tempo com as principais bandas de rock da história.


Texto: Rodrigo Adams – reportagem@galerapah.com.br


Anos 60


No início dos anos 60, Elvis Presley já era o Rei do Rock. A maneira com que o americano dançava rendeu ao jovem o apelido de The Pelvis. Atravessando o oceano, o mundo da música ganharia novos contornos na cidade portuária de Liverpool. Lá surgiriam Os Beatles, com seus ternos e penteados alinhados. Dois anos mais tarde, em 1962, em Londres, os Rolling Stones navegavam numa corrente mais rebelde do que os Fab 4 _ apelido dos Beatles. Liderados por Mick Jagger, os rapazes (agora vovôs) ainda estão na ativa e as pedras seguem rolando ladeira abaixo.


O que ouvir da década de 60




Anos 70


Influenciados pelo lendário Jimi Hendrix, as bandas apostam em distorções e solos de guitarras que entrariam para a história. Formado em 1968, o Led Zeppelin criou canções que vivem no imaginário de milhões de fãs do rock, como Starway to Heaven e Kashmir. Radicados no Reino Unido, os australianos do AC/DC ganhariam a simpatia dos roqueiros, se tornando praticamente uma religião. Voltando à América, em 1974, os Ramones inventavam o punk rock, com letras e melodias simples. A música Blitzkrieg Bop tornou-se um dos maiores gritos de guerra da história, com o famoso “Hey, Ho! Let’s Go!”.


O que ouvir da década de 70


Anos 80


Na década de 80 surgiu a MTV, que na época tocava apenas rock n’ roll. Com o canal, uma explosão de bandas apareciam todos os dias na emissora, que ditava o que rolava nas rádios. Na Inglaterra, o The Cure entregava um rock alternativo, com guitarras e vocais inesquecíveis. Nos Estados Unidos, a Califórnia assistia o nascimento de uma banda a cada quadra de Los Angeles. Red Hot Chili Peppers e Guns N’ Roses surgiam como expoentes da cena local. Os oitentistas jamais esqueceram os One Hit Wonders (bandas que fizeram apenas um sucesso), como The Outfield e a clássica Your Love.


O que ouvir da década de 80


Anos 90


O mundo passava por grandes transformações e a música também. Uma galera de Seattle, nos Estados Unidos, mostrou o mundo o grunge. Misturando sarcasmo e aflição, Nirvana foi o grande fenômeno desta vertente. Na Inglaterra, Oasis e Blur dominavam as paradas. Na segunda metade da década, apareceram o Foo Fighters, Blink 182 e um grupo chamado New Radicals. A banda era boa, lançou um bom disco e acabou graças ao ego do vocalista, que pensava ser o novo John Lennon. Tá bom!


O que ouvir da década de 90


Anos 2000


A virada para os anos 2000 apresentou uma viagem de volta no tempo. Novas bandas surgiram, bebendo de velhas fontes consagradas em décadas passadas. Os guris dos Strokes foram a primeira banda a explodir graças à internet. Jet, da Austrália, pega fortes referências de AC/DC. Os americanos do The Killers jogam pesado nos vocais e sintetetizadores, lembrando o Queen. Bandas independentes surgem todos os dias com ótimos discos, como os escoceses do Franz Ferdinand e os britânicos do Kaiser Chiefs.


O que ouvir dos anos 2000




Source:


http://ift.tt/1negKvk






The Late News from http://ift.tt/1dkHZFp